Caramulo enquanto "Marca"


Caramulo vai vender turismo através das redes sociais
A Câmara Municipal de Tondela quer fazer da oferta turística mais uma forma de criar riqueza no concelho e, nesse sentido, apresentou hoje uma nova estratégia baseada na marca Caramulo.

A Serra do Caramulo é a plataforma de partida para esta estratégia de "venda" de um potencial económico ainda por explorar de forma ampla e vai ter nas novas tecnologias o palco onde a marca Caramulo vai ficar exposta. Durante a apresentação da nova insígnia, foi dado a conhecer parcialmente o sítio na Internet que vai suportar todo o conceito, sendo a promoção do território nas redes sociais e motores de busca o principal instrumento de captação de visitantes para o concelho.

O presidente da autarquia, Carlos Marta, durante a apresentação da iniciativa integrada no seminário "Turismo da Natureza como Factor de Desenvolvimento Local e Regional", defendeu que este projecto visa criar riqueza no concelho, "sem deixar de ter em atenção a colaboração com os municípios vizinhos", nomeadamente nas regiões Dão-Lafões e Viseu.

O autarca apontou como "fundamental" integrar na marca "Caramulo" os três pilares mais importantes que o concelho tem para oferecer: a serra - com as paisagens, gastronomia, museus, turismo de aventura e a antiga estância de sanatórios -, as termas de S. Gemil e a oferta cultural e patrimonial da cidade de Tondela.

Alexandre Pessoa, da empresa que criou o suporte tecnológico da marca "Caramulo" disse que a presença assídua de 3,5 milhões de portugueses no Facebook leva a que este seja um ponto essencial na sua divulgação.

Adriano Azevedo, vice-presidente da Turismo do Centro de Portugal, considerou que a estratégia definida pela autarquia de Tondela é um exemplo para, "em tempo de crise", conseguir ultrapassar as dificuldades com ideias inovadoras.

O logótipo da marca "Caramulo", em tons de verde e com a forma aproximada de um pico montanhoso, foi elaborado a partir da geografia económica, social e cultural da região em esquemas sobrepostos por áreas de vinhos, património, termalismo, entre outros.
A passagem da ideia para o terreno, na Internet e noutras formas de promoção e divulgação, deverá acontecer nas próximas semanas.

2011-04-07 15:22

Oje/Lusa

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