FESTA DAS CRUZES - Quinta-feira da Ascenção - 13/05/2010.



Decorreu no passado dia 13 de Maio (Quinta-feira da Ascenção) a secular Festa das Cruzes, que contou com a presença das freguesias vizinhas de Santiago de Besteiros, Campo de Besteiros e Castelões, num total de 36 cruzes. Este ano de salientar a presença do Agrupamento de Escolas do Caramulo que, com a adaptação de um antigo crucifixo (presença habitual no passado, nas escolas primárias), se fez representar e envolveu a comunidade educativa nestes dignos festejos.


Estas freguesias rumaram à Serra, com o seu ponto de encontro no "crasto" de São Bartolomeu, onde após romaria pela capela aí existente e procissão ao cruzeiro onde avistam o Vale de Besteiros seguiram para a Igreja Matriz do Guardão, onde os esperava Santa Maria do Guardão; o "abraço" das cruzes processou-se sequencialmente e no final decorrereu missa campal a que se seguiu procissão à Capela de São Sebastião. A benção dos campo foi também um momento alto das cerimónias, que contou com um vasto número de participantes.



A Festa das Cruzes, realização multi-secular, após um período de quebra na participação e afluência dos "romeiros", tem verificado um acréscimo de participantes nos últimos anos. Espera-se que para breve, Santa Maria do Guardão possa recebê-los mais condignamente, pois estão para breve o inicio dos trabalhos à envolvente à Igreja Matriz do Guardão, um projecto que dignificará aquela zona proporcionará sem dúvida melhores condições para a realização dos festejos.

O tempo permitiu que as cerimónias religiosas decorressem na normalidade e as nuvens acabaram por ajudar a proteger do sol os que assistiram à missa; já à tarde não foi bem assim, já que a chuva e o frio pregou uma partida ao surgir e dificultar a vida aos "foliões".

No balanço deste ano, poderá salientar-se o grande número de pessoas que assistiram às cerimónias.
Fica um agradecimento aos mordomos pela realização da festa.

3 comentários:

  1. Saudações amigas, desde Roma.
    Parabéns pelo 'blog' e pelas notícias. Relativamente à nossa Festa das Cruzes gostaria de precisar que há testemunhos escritos do início do século XVIII que já referem que esta festa se celebrava desde tempos imemoriais; tem por isso, seguramente, muito mais de 330 anos...
    Bem haja.
    P. Luís Miguel

    ResponderEliminar
  2. A festa é linda e vale a pena retirar um dia das nossas férias para a ir conhecer, pois é sempre a uma quinta-feira (40 dias após a Páscoa)... Tudo começa pelas 8/9horas na Capela de S. Bartolomeu, onde a procissão caminha a passo largo até a igreja matriz onde se dá o abraço das cruzes... Convido-vos a todos a participar. E quem vem pela primeira vez, promete sempre voltar:) ER

    ResponderEliminar
  3. Era interessante corrigir a informação relativamente aos 'hipotéticos' 330 anos da Festa. Esta Festa não se deve confundir, em termos de antiguidade, com aquela que ocorre no dia de São Lourenço (10 de Agosto); esta está precisamente documentada pelo que se sabe a data exacta do seu início. O mesmo não se verifica com a Festa das Cruzes dado que os documentos históricos que dela dão testemunho referem a sua remotíssima origem, embora incerta.
    Há erros que se repetem, em vários veículos informativos, desnecessariamente. Não sei se quem escreveu o artigo tem em conta a ajuda que pode surgir dos comentários...
    Bem haja, outra vez.
    P. Luís Miguel

    ResponderEliminar