SERRA DO CARAMULO Candidata às 7 Maravilhas Naturais de Portugal

Serra do Caramulo - Pré-Finalista, na categoria Florestas e Matas
A Serra do Caramulo, através de candidatura elaborada pela Câmara Municipal de Tondela encontra-se entre as 323 candidatas às 7 Maravilhas Naturais de Portugal. De entre várias categorias, a Serra do Caramulo é candidata na de Florestas e Matas e na de Grandes Relevos.
Das 323 candidaturas, serão escolhidas 21, as quais serão submetidas a votação pública a partir de 7 de Março. Os vencedores serão conhecidos a 11 de Setembro.
Em entrevista dada à Rádio Emissora das Beiras, Pedro Adão, Vereador do Turismo da Câmara Municipal de Tondela, referiu-se à Serra como uma das que reúne grandes probabilidades de ser escolhida - “Faz parte, com toda a certeza, de um grupo com grandes condições para ser uma das melhores. Todo o nosso elenco de fotos naturais (têm que ser zonas onde não houve intervenção do Homem) tem muita qualidade até porque somos uma Serra com características muito próprias”.
Este é um projecto da New Wonders Portugal que tem como objectivo eleger as Sete Maravilhas Naturais, não só pela sua riqueza paisagística, mas também com o objectivo de promover a sua preservação, num ano em que a bio-diversidade estará em destaque em todo o mundo. Portugal quer, com a eleição das Sete Maravilhas Naturais, mostrar a sua diversidade na Natureza.
Para Bernard Weber, criador do movimento, a nível mundial global e presidente da New 7 Wonders Foundation, “se queremos salvar alguma coisa, primeiro precisamos de saber apreciá-la realmente”.
Já Luís Segadães, presidente da New 7 Wonders Portugal, considera, por sua vez.”O que nos é dado pela natureza e se perde é irrecuperável, devendo por isso ser ainda mais valorizado e estimado. A eleição das “7 Maravilhas Naturais de Portugal” será o maior evento na área da sustentabilidade no nosso país em 2010 e serviremos assim como laboratório de uma iniciativa global que visa a preservação do ambiente. Este projecto tem grande relevância e revela liderança mundial, naquele que é um dos factores estratégicos de desenvolvimento do nosso país”.
Em termos de investimento, as diversas fases do projecto que em 2008 elegeu as "7 Maravilhas de Origem Portuguesa no Mundo" e em 2007, "7 Maravilhas de Portugal de Portugal e do Mundo" terá um investimento de sete milhões de euros, incluindo as iniciativas de 2010 e 2011.
Para mais informações consulte http://www.7maravilhas.sapo.pt/

Sem comentários:

Enviar um comentário